March 7, 2017

Negócio digital ‘posicionamento’ é a chave pro sucesso

O assunto de ‘posicionamento’ no mundo dos negócios (em inglês, “positioning”) é geralmente aquela matéria “chata” ou algo tido como “sem importância” num curso de MBA / Administração. Curioso que um dos erros mais comuns de empreendedores digitais é o de não dar o devido valor para a questão do posicionamento.

 

Todo negócio digital precisa estar bem posicionado no mercado, principalmente quando há fortes concorrentes. Esse ‘posicionamento’ será essencial para você garantir pro seu negócio digital uma fatia desse mercado.

 

Exemplo ilustrativo: observando o setor automobilístico nós vemos frequentemente marcas competindo num mesmo segmento, cada uma delas tentando se posicionar de uma forma diferente: “esportiva”, “luxuosa”, “tecnológica”, “durável”, etc.

 

Aqui no Canadá as pessoas frequentemente vinculam a Toyota com “carros duráveis”, enquanto a Honda tem mais a imagem de fazer “carros tecnológicos”. Por outro lado, a Mazda busca o seu posicionamento no apelo à “esportividade”. Imaginem só: o posicionamento da Mazda deu à marca uma fatia garantida de mercado (mesmo a Mazda sendo uma montadora bem menor do que a Honda e Toyota).

 

Outra marca de carro que soube se posicionar no mercado automobilístico norte-americano é a Hyundai. A montadora coreana tem obtido bastante sucesso em se posicionar no mercado como sendo a marca que oferece o melhor “custo-beneficio” - ou seja, os coreanos utilizam da clássica estratégia de diferenciação de “oferecer mais por menos”.

 

Como aplicar esses conceitos em meu negócio digital?

Assista agora ao vídeo na qual os Irmãos Prezia explicam as 4 ações que você deve tomar para se posicionar no seu mercado de negócios digitais: https://www.youtube.com/watch?v=kA3YcunTaw4

00:0000:00

Facebook Comments:

More episodes

Load more